Qual é o melhor GTA?

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

gTA San Andreas:Michelle Cannes

cas GTA San Andreas: Michelle Cannes

Michelle é uma mecânica que vive em San Fierro.

Você pode encontra-la na Auto-Escola conversando com alguém.

Se você não acha-la em um dia, volte no outro e assim por diante.

Ela mora na parte norte de San Fierro.

Requesitos:

-50% da barrinha de gordo.

-E um grande Sex-appeal.

Ela tá em casa das 00:00 até as 12:00.

O que fazer para conquista-lá?

-Levar pra dançar.

-Levar pra comer (somente em bares).

-levar pra passear (há uma velocidade certa).

Recompensas:

-Por namorar ela você irá poder utilizar a Pay N' Spray da casa dela de graça!

-Aos 40% ela vai querer sexo.

-Aos 50% ela te dá as chaves do Monster Truck (Caminhão-Monstro).

-Nos 100% ela te dá a roupa de corrida.
fonte:http://www.playstation.com.br/dicas/50979-gta_san_andreas_michelle_cannes.htm

GTA San Andreas: Barbara Schternvart

Dicas GTA San Andreas: Barbara Schternvart

Barbara é uma policial divorciada que tem 2 crianças e você ainda pode namorar ela!

Repare que mesmo Barbara sendo uma policial, não liga se você cometer crimes.

Ela pode ser encontrada em El Quebrados no deserto de Las Venturas, ela está no estacionamento da delegacia.

Você nunca irá saber onde ela vive, pois você sempre encontrará com ela onde você a achou.

Requesitos:

-50% da barrinha de gordo.

-E um grande Sex-appeal.

Ela ta em casa das 00:00 até as 06:00 e das 16:00 até as 00:00.

Recompensas:

-Por namorar ela você irá poder sair da prisão sem pagar fiança e continuar com suas armas.

-Aos 50% ela irá te dar as chaves do Rancher da policia.

-Aos 60% ela vai querer sexo.

-E aos 100% você ganha a roupa de policial.
fonte:http://www.playstation.com.br/dicas/50980-gta_san_andreas_barbara_schternvart.htm

GTA San Andreas:As gangues

As Gangues

Como todos os outros jogo da série Grand Theft Auto, o GTA San Andreas conta com gangues que irão competir com você pelo poder e corrupção das cidades, mas o diferencial é que as gangues são muito mais elaboradas e muito mais importantes na vida do jogador do que nos títulos anteriores.

Durante o desenvolvimento do jogo, a Rockstar conversou com diversos artistas, radialistas e produtores americanos e depois de diversas pesquisas resolveram que as gangues em San Andreas seriam muito mais elaboradas do que em Vice City. Adicionando mais realismo, já que membros de outras gangues poderão te atacar de acordo com o nível de inimizade com a sua gangue, você tem de competir por territórios, você deve defender o território conquistado pela sua gangue, você pode pixar a tag da sua gangue por cima das adversárias, etc.

As gangues adversárias são identificadas de acordo com as cores das roupas, pelos sinais e forma de comprimentar e também pela maneira de andar e se organizar.

Guerras de Gangues e Territórios
Para conquistar novos territórios para a sua gangue você deve entrar em guerra com outra gangue, e isso deve ser feito com muito cuidado pois cada gangue tem um nível de dificuldade diferente, assim como em cada território da mesma gangue o nível também é diferente.

Para dar início a uma guerra de gangues escolha no mapa uma área colorida com uma cor diferente do verde, que é a cor da sua gangue. Vá para o território escolhido e ataque pelo mínio 4 membros da gangue adversária, você deve permanecer dentro do território.

Se tudo ocorreu perfeitamente o seu radar vai começar a piscar com a cor vermelha e você terá que enfrentar 3 ondas de ataques da gangue adversária, sendo que a cada onda o nível de dificuldade aumenta.

Sobreviva as 3 ondas de ataque e você terá conquistado o território. Assim como você pode atacar o território de outras gangues você também poderá ter seu território sobre ataque, para defender o seu território você deve ir até ele e acabar com todos membros da outra gangue até o seu radar parar de piscar, ou simplesmente vá até uma de suas casas e salve o jogo, o território continuará sendo seu e a guerra de gangues terminará.

As guerras de gangues e confrontos por território são introduzidas após a missão Doberman do Sweet e cessarão depois da missão The Green Sabre. você voltará a ter que enfrentar as outras gangues por território durante a missão Home Coming, uma das missões finais do jogo.

Recrutando
Para recrutar um membro da gangue mire na sua cabeça (PS2: R1 , PC: Botão Direito do Mouse) e pressione o botão de recrutar (PS2: Direcional para Seta para cima, PC: G). Você poderá recrutar no máximo 7 membros, ou até menos dependendo do seu nível de respeito:

Acima de 1% - 2 recrutas
Acima de 10% -3 recrutas
Acima de 20% - 4 recrutas
Acima de 40% - 5 recrutas
Acima de 60% - 6 recrutas
Acima de 80% - 7 recrutas

Se você quiser carregar todos os 7 membos da gangue use um ônibus, os carros normalmente só suportam 2 ou 4 passageiros. Os membros da sua gangue vão se comportar como Ryder e Sweet nas missões que você tem que fazer junto com eles. Eles participarão de assassinatos Drive-By e também atacarão qualquer um que atacar você, assim como qualquer policial ou membro de gangues rivais.

Se você pressionar o botão de mandar seguir (PS2:Direcional para Cima, PC: G), os membros recrutados irão te seguir, se você pressionar o botão de mandar parar (PS2:Direcional para Baixo, PC: H) eles irão ficar parados te esperando.

Você tem 3 jeitos de se livrar dos membros da sua gangue:

Mate-os
Mande-os parar e vá para longe deles
Segure por alguns segundos o botão de mandar parar

Grove Street Families
A Grove Street Families foi devastada silenciosamente durante os últimos anos pelas drogas (crack), confrontos internos e enfrentamentos com sua gangue rival, os Ballas. Algumas facções da gangue como a Seville Boulevard Families e a Temple Drive Families separaram-se da Grove, assim se você encontrar com eles não é só porque eles utilizam verde que eles serão "amigáveis".

Desde a separação destas 3 famílias a Grove perdeu espaço para os Vagos e para os Ballas.

O.G.'s

Sweet (Sean Johnson);
Big Smoke (Melvin Harris);
Ryder (Lance Wilson);
CJ (Carl Johnson).
Teritórios sobre Controle

Ganton, Los Santos;
East Los Santos, Los Santos.

Ballas
Os Ballas são os maiores rivais da Grove, vestem-se de roxo e estão organizados em 2 facções os Front Yard Ballas, os maiores traficantes de Los Santos, e os Rollin Heights Ballas, que são um esquadrão de reforço da gangue e controlam a pequena área de Glen Park.

Os Ballas trabalham com qualquer tipo de crime praticamente, eles tem relações boas com os Mexicanos, que lhe fornecem drogas, e com os Russos, que lhes fornecem armamento.

Teritórios sobre Controle

Boa parte de East Los Santos.

Varios Los Aztecas
São uma gangue de rua sobrevivente em Little Mexico, reconhecidos facilmente pelas roupas Azul-Turquesa. Os Aztecas tem uma grande rixa com os Vagos, e seão uma gangue totalmente conra a venda de narcóticos.

O.G's

Cesar Vialpando;
Sunny;
Gal;
Hazer.

Los Santos Vagos
Os Vagos vestem Amarelo e investem pesado em drogas, semprem atacam em grandes números.

Teritórios sobre Controle

Las Colinas, Los Santos;
Los Flores, Los Santos.


San Fierro Rifa
Os Rifa formam um gangue de origens hispânicas, mas que tem inimizade com as gangues mexicanas de Los Santos. Os Rifa tem um grande envolvimento com cargas grandes de drogas, vendas e compras internacionais, principalmente de cocaína. T-Bone Mendez tem um alto grau de envolvimento com a Rifa.

Teritórios sobre Controle

Garcia, San Fierro.

The Triads

Localizados em Chinatown, San Fierro, os Triads são liderados por Ran Fa Li e Wu Zi Mu (Woozie), sendo que o último é um cego, porém não pode-se subestmá-lo. Os Triads estão envolvidos em diversas atividades, principalmente em Chinatown, mas também operam o cassino Four Dragons em Las Venturas. São duas facções principais, os Mountain Cloud Boys e os Red Gecko Tong. Apesar de ser uma gangue aparentemente neutra, os Triads vem tendo problemas com uma gangue Vietnamita, os Da Nang Boys, antigos parceiros de negócios.

Chefes

Ran Fa Li;
Wu Zi Mu (Woozie).
Teritórios sobre Controle

Chinatown, San Fierro.

Da Nang Boys
Os Da Nang Boys são uma gangue violenta de origem vietnamita que está tentando mudar para os Estados Unidos, mas especificamente para San Fierro. Não possuem nenhum território específico sobre controle, porém exercem poder na região portuária e nos navios do porto de San Fierro. Os Da Nang Boys estão preparando uma guerra contra os Triads.

The Mafia
A Mafia, em San Andreas não exerce muita influência, tanto que 3 famílias de Liberty City se unem no comando do cassino Caligula's em Las Venturas, apesar de que os Leones, Forellis e Sindaccos serem famílias inimigas mortais na costa leste. Para que as 3 famílias pudessem controlar o cassino no máximo de paz possível foi escolhido alguém neutro para gerenciar toda a operação, o advogado Ken Rosenberg, que costumava defender os Forellis em Vice City. Os negócios da Mafia estão ameaçados com a abertura do cassino dos Triads.
fonte:http://www.playstation.com.br/dicas/55200-gta_san_andreas_ps2_as_gangues_.htm

codigos de GTA 4

As manhas para GTA IV listadas abaixo são os números no fim das linhas, que DEVEM SER DIGITADAS NO CELULAR DO NIKO!

Vida - Recuperar o sange ou aumentar o life do Niko: 4825550100

Colete - Colete à prova de balas para o Niko: 3625550100

Conjunto de Armas 1 - Taco Baseball, Handgun, Shotgun, MP5, M4, Sniper Rifle, RPG, Grenadas: 4865550100

Conjunto de armas avançadas - Faca, Molotovs, Handgun, Shotgun, Uzi, AK47, Sniper Rifle, RPG: 4865550150

Menos polícia - Remove o nível de procurado, acabando com as estrelinhas da polícia: 2675550100

Mais polícia - Adiciona uma estrela no nível de procurado pela polícia: 2675550150

Trocar Tempo e Luminosidade - Altera o tempo e luminosidade atual: 4685550100

Aparece um helicóptero policial Annihilator em frente ao Niko: 3595550100

Aparece uma lancha Jetmax em frente ao Niko: 9385550100

Aparece uma moto NRG-900 em frente ao Niko: 6255550100

Aparece uma moto Sanchez frente ao Niko: 6255550150

Aparece o carro FIB Buffalo em frente ao Niko: 2275550100

Aparece a moto Comet: 2275550175

Aparece um carro de Gran Turismo em frente ao Niko: 2275550147

Aparece um Cognoscenti (carro da máfia): 2275550142

Aparece um carro SuperGT: 2275550168
fonte:www.playstation.com.br/dicas/56175-gta_4_ps3_outras_dicas_.htm

codigos de GTA Chinatown wars

. Saúde Máxima – L, L, R, A, A, B, B, R
2. Armas no Máximo – L, L, R, B, B, A, A, R
3. Aumentar nível de procura da polícia – L, L, R, Y, Y, X, X, R
4. Diminuir procura da polícia – R, X, X, Y, Y, R, L, L
5. Explosive Desert Eagle Bullets – L, R, X, Y, A, B, Up, Down
6. Neblina – Up, Down, Left, Right, X, Y, L, R
7. Furacão – Up, Down, Left, Right, B, Y, R, L
8. Chuva Pesada – Up, Down, Left, Right, A, X, R, L
9. Chuva – Up, Down, Left, Right, Y, A, L, R
10. Sol – Up, Down, Left, Right, A, B, L, R
11. Pacote de Armas 1 (Grenade, Nightstick, Pistol, Minigun, Assault Rifle, Micro SMG, Stubby Shotgun) – R, Up, B, Down, Left, R, B, Right
12. Armas 2 (Molotov Cocktail, Teaser, Dual Pistols, Flamethrower, Carbine, SMG, Dual-Barrel Shotgun) – R, Up, A, Down, Left, R, A, Right
13. Armas 3 (Mine, Chainsaw, Revolver, Flamethrower, Carbine, SMG, Dual-Barrel Shotgun) – R, Up, Y, Down, Left, R, Y, Right
14. Armas 4 (Flashbang, Bat, Pistol, RPG, Carbine, Micro SMG, Stubby Shotgun) – R, Up, X, Down, Left, R, X, Right
fonte:http://rockerspace.net/culturainutil/codigos-e-trapacas-para-chinatown-wars.html

GTA San Andreas

Grand Theft Auto: San Andreas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de GTA San Andreas)
Grand Theft Auto: San Andreas
Gta san andreas logo.png
Logotipo de Grand Theft Auto: San Andreas.
Motor(es) de jogoRenderWare
PlataformaPlayStation 2, Microsoft Windows, Xbox
Data(s) de lançamentoPlayStation 2[1]
América do Norte 26 de outubro de 2004
Região PAL 29 de outubro de 2004
Microsoft Windows[2]
América do Norte 7 de junho de 2005
Europa 10 de junho de 2005
Steam 4 de janeiro de 2008[3]
Xbox[4]
América do Norte 7 de junho de 2005
Região PAL 10 de junho de 2005
Xbox Originals
Versão internacional 20 de outubro de 2008
Gênero(s)/Género(s)Ação-aventura
SérieGrand Theft Auto
Modos de jogoSingle player
Mídia/MediaDVD, download
Requisitos mínimosPlayStation 2
Cartão de memória
Xbox
Espaço livre no HD
Microsoft Windows[5]
1 GHz Intel Pentium III ouAMD Athlon CPU
256 MB RAM
8x DVD drive
3.6 GB livres no HD
Placa gráfica com 64 MB e compátivel com DirectX
Placa de som compatível com DirectX 9.0
Windows 2000/XP.
Controles/Controlosteclado e mouse ou gamepad
IdiomaInglês
TraduçõesInglês, Francês, Alemão, Italiano, Espanhol
Portal Games

Grand Theft Auto: San Andreas é um jogo eletrônico sandbox de ação-aventura, para computador e video-game, desenvolvido pela Rockstar North. É o terceiro jogo em 3D da série Grand Theft Auto, e o quinto jogo original (sétimo lançamento, no total). Lançado originalmente para PlayStation 2, em outubro de 2004,[1] o jogo desde então foi convertido para o Xbox e Microsoft Windows, e foi aclamado deste então, com números de vendas elevados para todas as plataformas. San Andreas foi sucedido por Grand Theft Auto IV, e seu antecessor foi Grand Theft Auto: Vice City.

O jogo se passa num estado ficcional de San Andreas, nos Estados Unidos, que contém três metrópoles. Ambientado no fim de 1992,[6] a trama de San Andreasgira em torno de um membro de gangue, Carl "CJ" Johnson, que retorna para seu lar em Los Santos (equivalente à Los Angeles real), depois de uma longa temporada em Liberty City (a versão de Nova York do jogo), após descobrir a morte de sua mãe. CJ encontra sua família e sua antiga gangue, a Grove Street Families, em completo abandono. Ao longo do decorrer do jogo, CJ gradualmente descobre o que está por trás do assassinato de sua mãe, ao mesmo tempo em que reestabelece a gangue e explora suas próprias aventuras nos negócios. Como outros jogos da série, San Andreas é composto de elementos de jogos de corridae third-person shooters, e apresenta um modo de jogo "mundo-aberto", que dá ao jogador controle total sobre a sua experiência de jogo. O jogo também conta com diversos destaques, como as guerras de gangue, customização dos carros e a personalização dos personagens.

Como os lançamentos anteriores da série Grand Theft Auto, o sucesso comercial e de crítica do San Andreas não ocorreu sem alguma controvérsia. A mais célebre envolveu o minijogo de sexo conhecido como Hot Coffee, encontrado no jogo para Microsoft Windows, que apesar de estar desativado durante o jogo em si, fora deixado propositalmente no seu código e podia ser facilmente ativado; sua descoberta fez com que o jogo fosse reavaliado brevemente como um jogo para adultos, e retirado das prateleiras onde era vendido.

Índice

[esconder]

[editar]História

Após o sucesso de Grand Theft Auto: Vice City, os consumidores aguardavam um novo lançamento da série Grand Theft Auto no final de 2003. A primeira evidência concreta do novo jogo veio em 29 de outubro daquele ano, quando a Take-Two Interactive anunciou que um jogo GTA ainda sem título estava planejado para ser lançado na "metade final do quarto trimestre fiscal de 2004".[7] Embora não existissem maiores informações na época que apontassem para a trama ou onde o novo jogo se passaria, já existiam rumores de que ele se passaria no estado de San Andreas, na Califórnia, ou em Las Venturas, uma cidade similar a Las Vegas, emNevada.[8]

Em 1 de março de 2004 a Take-Two anunciou numa conferência de imprensa que Grand Theft Auto: San Andreas seria lançado em 19 de outubro daquele ano, na América do Norte, 22 de outubro na Europa e 29 de outubro na Austrália.[9] As primeiras notícias do conteúdo do jogo foram reveladas em 11 de março, quando foi divulgado que San Andreas não mais seria uma cidade, e sim um estado, que consistiria por sua vez de três cidades (não cidades inteiras, e sim uma parte delas) e todo o território em torno delas.

Em 9 de setembro daquele ano, no relatório financeiro do terceiro trimestre da Take-Two para 2004, foi anunciado que a data de lançamento seria adiada por uma semana. No mesmo comunicado, a empresa anunciou as versões do jogo para Microsoft Windows e Xbox.

San Andreas foi lançado para o PlayStation 2 em 29 de outubro, na Europa e Austrália, e no Japão em 25 de janeiro de 2005.[10] As versões para Windows e Xbox foram lançadas em 7 de junho de 2005, na América do Norte, e 10 de junho, na Europa e Austrália.

Em 20 de outubro de 2008 o jogo passou a ser disponível para download no Xbox Live Marketplace, como um Xbox Original.[11]

[editar]Jogo

San Andreas está estruturado de maneira similar aos dois jogos anteriores da série Grand Theft Auto. A parte central do jogo consiste de elementos de um jogo de corrida combinado com um third-person shooter, e um ambiente aberto e livre que permite ao jogador interagir e se locomover. A pé, o personagem controlado pelo jogador é capaz de andar, nadar (o primeiro jogo da série na qual isto é possível), escalar e pular, além de usar armas e se envolver em diversos tipos de combates manuais. Os jogadores também podem controlar diversos tipos de veículos, incluindo automóveis, caminhões, barcos, aviões, helicópteros, trens,tanques, motocicletas e bicicletas. Os jogadores podem ainda comprar os veículos, em vez de simplesmente roubá-los.

O sistema de jogo aberto e não-linear permite aos jogadores explorar e escolher como desejam jogar o jogo exatamente. Embora as missões da trama sejam necessárias para o progresso através do jogo, e para destravar certas cidades e algum conteúdo do jogo, elas não são obrigatórias, e os jogadores podem completá-las quando quiser, e simplesmente vagar pelos territórios quando não as estiverem cumprindo. No entanto, criar muitos conflitos podem atrair atração indesejada - e potencialmente fatal - das autoridades; quanto mais caos causado, mais intensa a resposta: a polícia cuida das infrações menos graves, como ataque a transeuntes, apontar armas em locais públicos, roubo de carros, alguns assassinatos), enquanto equipes da SWAT, do FBI e até mesmo o exército americano respondem a distúrbios mais graves.

O jogador também pode participar de diversas missões opcionais; entre elas estão as tradicionais missões adicionais dos jogos anteriores, como dirigir um táxi e conduzir passageiros pela cidade, apagar incêndioscom um carro de bombeiro, dirigir uma ambulância pela cidade e combater o crime, como justiceiro. Entre as novas adições estão missões onde o jogador pode desempenhar a função de assaltante ou cafetão, fazer entregas de carga através de trens e caminhões, e freqüentar escolas de direção e aviação - onde ele ainda pode desenvolver sua habilidade em muitos dos veículos existentes no jogo.

Ao contrário de Vice City e GTA III, que precisavam interromper o jogo para carregar mais dados sempre que o jogador se deslocava para distritos diferentes da cidade, o GTA: San Andreas não apresenta nenhum tipo de espera enquanto o jogador está se movimentando (o que é notável, já que seu mapa é muito maior que o dos jogos anteriores). As únicas cenas de carregamento no jogo são para ilustrar interlúdios ou antes de mostrar os interiores dos ambientes. Algumas outras diferenças entre o San Andreas e seus predecessores estão a possibilidade de multiplayer nas chamadas missões Rampage (embora não na versão paraPC), e a mudança dos 'pacotes secretos' dos antecessores por pichações, fotografias, ferraduras e ostras que devem ser feitas ou coletadas pelo jogador.

Os controles de câmera, das lutas e do posicionamento do alvo das armas de fogo foram retrabalhados, de maneira a incorporar conceitos de outro jogo da Rockstar, Manhunt, incluindo diversos elementos de ações sigilosas,[12] assim como miras melhoradas e um mostrador da saúde do personagem, que muda de cor verde para vermelho ou negro dependendo do seu estado. A versão para PC ainda implementou acordes de mouse; o jogador deve segurar o botão direito do mouse para ativar a mira, e então clicar ou segurar o botão esquerdo para atirar ou utilizar algum item, como uma câmera fotográfica.

O jogador pode, pela primeira vez na série, nadar e subir em muros ou paredes.[13] A capacidade de nadar tem um grande efeito no personagem também, já que a água pela primeira vez não representa uma barreira impedindo a sua locomoção pelo cenário. Para um poder de fogo maior, os jogadores também podem ter duas armas ao mesmo tempo, ou fazer um tiroteio de dentro de um veículo (drive-by shooting), com outros membros da gangue. Devido ao imenso tamanho do mapa de San Andreas, uma marcação pode ser adicionada ao mapa HUD que é visualizado na tela, auxiliando o jogador a chegar a um destino.

A inteligência artificial do jogo também foi muito melhorada em relação a seus antecessores. O jogador não pode mais, por exemplo, espancar até à morte algum transeunte numa rua movimentada, em plena luz do dia, sem que haja alguma reação do público. Enquanto a maioria dos pedestres, por exemplo, pode fugir ou se esconder, alguns civis armados (como traficantes de drogas ou membros de outras gangues) podem atacar CJ, ao que os membros da gangue de CJ podem responder fogo e perseguir seus oponentes. Os policiais agora também perseguem personagens não-controlados pelo jogador que estejam cometendo crimes.

[editar]Veículos

No total existem no jogo cerca de 200 tipos de veículos, comparados a aproximadamente 85 no GTA III. Entre as novas adições estão bicicletas, buggies, colheitadeiras, limpadores de rua, hovercrafts, e muitos outros. As características destes veículos e a física de sua movimentação são similares às da série de jogos de corrida Midnight Club, que permite mais controle do veículo no ar, assim como melhorias no motor e modificações estéticas.

Existem diversos tipos de veículos, para diferentes propósitos. Veículos off-road têm um desempenho maior em terrenos íngremes, enquanto carros de corrida saem-se melhor em pistas ou nas ruas. Aviões a jato e outros tipos de aeronave mais velozes precisam de uma pista de pouso e decolagem mais longa, enquanto helicópteros, embora mais lentos, podem pousar quase em qualquer lugar.

Se os antigos jogos da série Grand Theft Auto tinham poucas aeronaves, que eram difíceis de acessar e de serem pilotadas, San Andreas tem onze tipos de aviões e nove helicópteros, todos relativamente acessíveis e integrados às missões do jogo. Diversas embarcações foram adicionadas, e outras já existentes em outras edições da série foram modificadas.

[editar]Mistérios

Em San Andreas, ao longo do jogo, existem muitos "mistérios". Alguns deles podem ser explicados abaixo:

[editar]Sasquatch (Pé Grande)

[editar]Sinopse

[editar]Ambientação

San Andreas
PaísEstados Unidos
Maior cidadeLos Santos
Segunda Maior cidadeLas Venturas
Cidade mais Viole'ntaLos Santos
Área protegidaÁrea 69

Grand Theft Auto: San Andreas se passa dentro do estado americano fictício de San Andreas, que se baseia em partes da Califórnia e de Nevada. Abrange três principais cidades fictícias: Los Santos, correspondente à Los Angeles real; San Fierro, correspondente à San Francisco real; e Las Venturas, que corresponde, juntamente com o deserto que a cerca, a Las Vegas e o deserto de Nevada e do estado vizinho do Arizona.[13] Os jogadores podem escalar o Monte Chiliad, com 800 metros de altitude (baseado no Monte Diablo), saltar de paraquedas de diversos picos e arranha-céus, e visitar doze vilas e cidades rurais, localizadas em trêscondados: Red County, Flint County e Bone Country. Entre outros destinos destacados estão a Represa Sherman (baseada na Represa Hoover), uma grande base militar secreta chamada "Área 69" (baseada na Área 51), entre outros pontos geográficos. San Andreas tem 36 quilômetros quadrados,[14] quase quatro vezes o tamanho de Vice City e cinco vezes o tamanho da versão de Liberty City do GTA III. Enquanto os mapas dos seus antecessores também eram restritos às áreas urbanas das cidades, San Andreas também inclui subúrbios e as áreas rurais entre cada uma delas.

[editar]Los Santos

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Los Santos (Grand Theft Auto)

Como sua equivalente na vida real, Los Angeles, Los Santos é composta por diferentes áreas, que incluem bairros infestados de gangues, como Ganton, Willowfield, Jefferson, Idlewood e East Los Santos, baseados em Compton, Willowbrook, Watts, Inglewood, e East Los Angeles, respectivamente. A cidade também tem uma movimentada seção central, baseada no centro de Los Angeles; distritos ricos, como Rodeo e Mulholland (Rodeo é baseado em Beverly Hills, e seu nome vem da Rodeo Drive); os distritos da praia, como Santa Maria Beach e Verona Beach, baseados em Santa Monica e Venice Beach; e a glamurosa Vinewood, com o gigantesco letreiro de Vinewood, baseados obviamente em Hollywood e seu Letreiro de Hollywood. Los Santos ainda apresenta diversos pontos turísticos reminiscentes de edifícios e construções existentes em Los Angeles, como as Watts Towers, o Los Angeles Convention Center, a Capitol Tower, a Prefeitura de Los Angeles, a U.S. Bank Tower, o Observatório Griffith, o Forum, o Pier de Santa Monica, aPonte Vincent Thomas, a Calçada da Fama de Hollywood, o Hotel Bonaventure Westin, e o Teatro Chinês de Grauman.

[editar]San Fierro

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: San Fierro

Como seu equivalente na vida real, San Francisco, San Fierro caracteriza-se por um sistema de bondes e um relevo acidentado. San Fierro possui diversas interpretações dos muitos distritos e pontos turísticos de San Francisco, como a região de Haight-Ashbury (Hashbury, no jogo), o distrito gay de Castro (Queens), Chinatown, e a Ponte Golden Gate (Gant Bridge). Diversos outros pontos familiares foram recriados, como a torre do relógio no Embarcadero e a Transamerica Pyramid (Big Pointy Building) até a Lombard Street (Windy Windy Windy Windy Street) e a Ponte da Baía de San Francisco–Oakland (Garver Bridge). A Prefeitura de San Fierro lembra muito a Prefeitura de San Francisco, e também podem ser vistos na cidade os restos do Cypress Street Viaduct, viaduto que desabou em 1989 durante o Terremoto de Loma Prieta. Uma base da marinha, próxima ao aeroporto da cidade, também tem um porta-aviões e um submarino ancorados na baía.Na cidade,Carl Johnson tem duas namoradas.Uma chamada Katie e outra chamada Michelle.

[editar]Las Venturas

Crystal Clear app xmag.pngVer artigo principal: Las Venturas

Las Venturas, como sua equivalente, Las Vegas, é o lar do jogo legalizado e, consequentemente, de diversos cassinos, onde o jogador pode participar de diversas atividades: blackjack, vídeo-pôquer, roda da fortuna, roleta ou jogar caça-níqueis. Além de estabelecimentos destinados ao jogo, existem diversos bares de strip-tease na cidade. Diversos dos cassinos que realmente existem, na Las Vegas Strip, foram recriados fielmente na Strip de Las Venturas, incluindo o Excalibur Hotel and Casino (Come-a-Lot, no jogo), a esfinge e a pirâmide do Luxor Hotel (The Camel's Toe), Treasure Island (Pirates In Men's Pants), The Mirage (The Visage), Circus Circus (The Clown's Pocket), Hard Rock Hotel and Casino (Las Vegas) (V-Rock Hotel), Flamingo Las Vegas (The Pink Swan), Imperial Palace (Four Dragons Casino), e Caesars Palace(Caligula's Casino). Outros cassinos na cidade são o Starfish Casino, o High Roller, e o Royal Casino; outros pontos turísticos incluem uma réplica do célebre letreiro Welcome to Fabulous Las Vegas.[15] O personagem pode comprar quartos nos diversos hotéis da cidade; além disso, a cidade tem uma ampla área desértica em seu redor, além de subúrbios residenciais e shopping centers, bem como uma área decadente (Old Venturas Strip ), com diversos bares de strip-tease e casas de apostas, baseados na Old Vegas Strip.

[editar]Personagens

Os personagens que aparecem no GTA: San Andreas são relativamente variados, e estão relacionados às respectivas cidades e locais nos quais cada um deles se localiza; isto dá ao jogo uma amplitude significantemente maior para tramas e locações do que Grand Theft Auto III e Vice City. O jogador é responsável por controlar Carl "CJ" Johnson, um jovem negro pertencente a uma gangue.

As fases do jogo iniciais, que se passam em Los Santos, se passam em torno do tema da gangue de CJ, Grove Street Families, disputando com outras gangues, como os Ballas e os The Los Santos Vagos, por território e respeito. Organizações criminosas orientais, como a Tríade e uma gangue vietnamitaDa Nang Boys, ficam evidentes na parte de San Fierro do jogo, enquanto três famílias da Máfia e, novamente, as Tríades - todos proprietários de cassinos - aparecem em destaque na seção de Las Venturas do jogo.

Como nos dois jogos anteriores da série, as vozes dos personagens de GTA: San Andreas são dubladas por artistas e celebridades, como David Cross, Andy Dick, Samuel L. Jackson, James Woods, Peter Fonda,Charlie Murphy, Frank Vincent, Chris Penn, Danny Dyer, Sara Tanaka, William Fichtner, os rappers Ice T, Chuck D, Frost, MC Eiht e The Game, e os cantores George Clinton, Axl Rose e Shaun Ryder.[16] O protagonista, CJ, é dublado por Young Maylay, que faz seu trabalho de estréia.

[editar]Trama

Depois de viver em Liberty City por cinco anos, Carl "CJ" Johnson retorna a Los Santos em 1992 para o enterro de sua mãe. Lá, encontra tanto sua família quanto sua antiga gangue, a Grove Street Families, em frangalhos. Ao mesmo tempo que começa a acertar questões antigas com seus companheiros de gangue e luta contra as gangues rivais pelo controle de território dentro da cidade, Carl começa a trazer as Grove Street Families de volta ao topo. No entanto, às vésperas das Famílias conseguirem o controle de Los Santos, CJ descobre que seus melhores amigos, Big Smoke e Ryder, estão trabalhando em conjunto com o oficial de polícia corrupto, Frank Tenpenny (dublado por Samuel Jackson) e uma das gangues rivais, os Ballas. Smoke e Ryder montam uma cilada, e deixam que os Ballas prendam o irmão de Carl, Sweet. Tenpenny manda então a polícia para prender Sweet e raptar Carl, que é deixado num lugar muito distante, numa área rural. Ao perceber que Tenpenny é sua única esperança de ficar fora da cadeira e conseguir a liberação de Sweet, Carl se vê obrigado a cumprir as ordens do policial corrupto, que incluem matar e interferir com pessoas envolvidas num processo criminal contra o próprio Tenpenny.

Carl rapidamente conquista a amizade de novos aliados, entre eles Wu Zi Mu, um chinês cego, líder da Tríade, The Truth ("A Verdade"), um velho hippie, e Cesar Vialpando, um latino também membro de gangue que, como Carl, foi traído por seus antigos companheiros. Carl e seus novos amigos abrem uma oficina em San Fierro, enquanto esperam por uma oportunidade de retornar para Los Santos. Após encontrar e matar Ryder, Carl se envolve com os assuntos de um agente governamental misterioso, Mike Toreno, que deixa a entender que libertará Sweet se Carl o ajudar com suas operações secretas. Paralelamente, Carl ajuda Wu Zi Mu a promover o crescimento de um novo cassino na Las Venturas dominada pelos mafiosos. Eventualmente Carl encontra riqueza e eventualmente retorna a Los Santos, e Toreno cumpre sua promessa de libertar Sweet; porém este, para a surpresa do irmão, se recusa a fazer parte do novo estilo de vida milionário de CJ, e insiste em retornar para seu território natal e fazer as GSF renascerem, do que sentar-se confortavelmente sobre os louros de Carl.

Tenpenny vai a julgamento por diversos crimes, porém as acusações são arquivadas por falta de provas, já que todas as testemunhas da promotoria estão desaparecidas ou mortas. A libertação de Tenpenny provoca uma revolta entre os cidadãos de Los Santos, semelhante aos distúrbios de 1992 em Los Angeles; impulsionado pela determinação de Sweet em derrubar o império de Big Smoke, que se tornou o maior traficante da cidade, Carl reconquista o território da gangue e caça os traidores responsáveis pelas tragédias que se abateram sobre as Famílias. Carl eventualmente executa Big Smoke num tiroteio final, escapando de seu palácio em chamas enquanto persegue Tenpenny, que fugira com toda a fortuna de Smoke. Após uma perseguição pelas ruas de Los Santos, Tenpenny perde controle do caminhão de bombeiros que dirigia e cai de uma ponte; Carl, prestes a executá-lo, é impedido por seu irmão. Ambos se afastam, e deixam Tenpenny "morrer num acidente de carro". As cenas finais mostram a confraternização entre a família e os aliados, enquanto Carl se afasta, dizendo que vai "ver o que está acontecendo no quarteirão".

[editar]Continuidade com os outros jogos da série

Diversos personagens, locais e elementos fictícios dos jogos anteriores da série Grand Theft Auto reaparecem no GTA: San Andreas. Catalina, a principal antagonista de Grand Theft Auto III (que se passa num tempo cronologicamente posterior ao GTA: San Andreas), acompanha CJ em diversas missões de assaltos. Claude, protagonista do mesmo jogo, também faz uma aparição breve, como o novo namorado de Catalina, depois que ela abandona Carl; os dois acabam perdendo uma competição de corrida para CJ, e Catalina acaba por entregar a CJ o recibo de uma oficina mecânica em San Fierro, em vez da propriedade do carro, afirmando que Claude "precisa do seu carro para chegar a Liberty City". Como uma espécie de piada interna, diversas referências são feitas à aparente mudez do personagem de Claude, devido ao fato de que ele não tinha qualquer frase ou diálogo no GTA III.

Ken Rosenberg e Kent Paul, do GTA: Vice City, aparecem com destaque em diversas das missões em Las Venturas ligadas a Salvatore Leone, o chefe mafioso de Liberty City que aparece no GTA: III e em Liberty City Stories. Maria, que posteriormente se torna namorada de Salvatore, também aparece como uma garçonete no Caligula's Palace. CJ também menciona ter trabalhado para Joey Leone, filho de Salvatore.

Jethro e Dwaine também aparecem em San Andreas; vistos quando Tommy Vercetti compra um estaleiro em Vice City, o personagem The Truth menciona que o negócio deles teria sido comprado pela Máfia.

De acordo com entrevistas dadas pelos criadores do jogo, GTA III, GTA: Vice City, Liberty City Stories, Vice City Stories, Grand Theft Auto: Advance e Grand Theft Auto: San Andreas são considerados como parte do "cânone" do Grand Theft Auto III, enquanto Grand Theft Auto IV marca o início de um novo cânone, onde diferentes regras de jogo serão observadas. Por exemplo, motocicletas teriam sido banidas, supostamente, de Liberty City, no GTA III; no GTA IV esta restrição não mais existe.

[editar]Trilha sonora

Assim como seus dois antecessores na série Grand Theft Auto, o GTA: San Andreas tem uma extensa variedade de faixas musicais disponíveis, retiradas especialmente do período no qual o jogo é ambientado (início da década de 1990). Entre os artistas célebres incluidos na trilha sonora do jogo estão The Who, Toto, Faith No More, Depeche Mode, James Brown, Soundgarden, Kiss, Rage Against the Machine, Danzig,Cream, Alice in Chains, Guns N' Roses, Snoop Dogg, N.W.A., 2Pac, Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, Stone Temple Pilots, Lynyrd Skynyrd e Ozzy Osbourne.

San Andreas é servida por onze estações de rádio; WCTR (talk radio), Master Sounds 98.3 (rare groove, toca principalmente faixas antigas de funk e soul sampleadas por artistas de hip-hop dos anos 90), K-Jah West (dub e reggae), CSR (New Jack Swing, modern soul), Radio X (rock alternativo e grunge), Radio Los Santos (gangsta rap), SF-UR (house), Bounce FM (funk), K-DST (rock clássico), K-Rose (country music) e Playback FM (hip hop clássico).

O sistema utilizado para a música no San Andreas sofreu diversas melhorias a partir do que foi utilizado nos jogos anteriores da série. Se anteriormente cada estação de rádio era, na essência, um único arquivo de som repetido em loop, tocando as mesmas canções, anúncios e propagandas na mesma ordem, a cada vez, neste jogo cada "seção" é separada e combinada de maneira aleatória, permitindo que as canções sejam tocadas em ordens diferentes, que anúncios às canções mudem a cada vez que elas sejam anunciadas, e que eventos-chave para a trama sejam mencionados nas estações.

As versões para Xbox e Microsoft Windows do jogo incluem uma estação de rádio adicional, que apresenta suporte para trilhas sonoras customizadas, através de arquivos MP3 importados para o jogo pelo próprio usuário.[17]

[editar]Recepção

Prêmios
IGN - Melhor de 2004PlayStation 2 - Jogo do Ano,[18] Melhor Jogo de Ação no PlayStation 2,[19] Melhor Trama no PlayStation 2[20]
GameSpot - Melhores e Piores de 2004Melhor Jogo de PlayStation 2,[21] Melhor Jogo de Ação-Aventura,[22] Escolha dos Leitores - Melhor Jogo de Ação-Aventura no PlayStation 2,[23] Escolha dos Leitores - Jogo do Ano no PlayStation 2,[24] Melhor Interpretação Vocal,[25] Jogo Mais Engraçado[26]
2004 Spike TV Video Game AwardsJogo do Ano, Melhor Performance de um Humano (Masculino), Melhor Jogo de Ação, Melhor Trilha Sonora

Antes de seu lançamento, inicialmente apenas para o PlayStation 2, o Grand Theft Auto: San Andreas foi um dos jogos mais antecipados e aguardados de 2004, juntamente com Halo 2. O jogo correspondeu às expectativas, e foi louvado como um dos melhores jogos da história daquele console, com uma média de crítica de 95%, de acordo com o site Metacritic,[27] empatando assim como o quinto jogo mais bem avaliado na históra do PlayStation 2. O site IGN deu para o jogo uma nota de 9,9 de 10 (a maior nota já dada a um jogo de PlayStation 2 pelo site), e o chamou de "uma peça de software definitiva" para o PlayStation.[28] O site GameSpot deu ao jogo 9,6 de 10, dando-lhe um prêmio pela Escolha do Editor.[13]O jogo também recebeu uma classificação 'A' da rede 1UP.com[29] e uma avaliação de 10 em 10 daRevista Oficial do PlayStation. Alguns dos elogios feitos ao jogo estavam relacionados à abertura e ao tamanho colossal do estado de San Andreas, à trama envolvente e às atuações dos dubladores. Já a maior parte das críticas negativas feitas ao jogo abordavam falhas gráficas, modelos de personagens pobres e texturas em baixa resolução, bem como diversas questões envolvendo o controle do personagem, especialmente envolvendo a auto-mira. Alguns críticos comentaram que embora muito conteúdo novo tenha sido acrescentado ao jogo, pouco teria sido efetivamente refinado ou bem-implementado.[30]

[editar]Vendas

Em 3 de março de 2005 o jogo já tinha vendido mais de 12 milhões de exemplares, só para o PlayStation 2.[31] Em 25 de setembro de 2007 se tornou o jogo eletrônico mais vendido dos Estados Unidos, com 8,6 milhões de cópias vendidas, à frente de seus antecessores GTA: Vice City e GTA III.[32] Em 26 de setembro do mesmo ano o jogo já havia vendido 20 milhões de exemplares, de acordo com a própria Take-Two Interactive,[33] e em 26 de março de 2008 ultrapassou o número de 21,5 milhões de exemplares, de acordo com a mesma Take-Two Interactive.[34]

[editar]O caso Hot Coffee

Hot Coffee ("café quente", em inglês) foi o nome de uma modificação para a versão de computador que causou muita polêmica. Nele, em vez de CJ entrar na casa de sua namorada e ouvir os tradicionais gritos, sussurros e a imagem ficar balançando, ocorre um mini-jogo que simula uma relação sexual. No mini-jogo o jogador deve pressionar certas teclas seguindo um ritmo, para aumentar a barra de "satisfação" que surge. Apesar de ser uma modificação, o código para o mini-game estava presente no jogo, apenas não tendo sido habilitado. A ESRB foi notificada, e o jogo mudou de classificação, de Mature (+17) para Adults Only(+18). Foi descoberto então que as versões do Playstation 2 e do X-Box também tinham o mini-game escondido, porém, era muito mais difícil de habilitá-lo, sendo necessário o uso de um programa chamado Action Replay. Mesmo assim, elas também tiveram suas classificações modificadas.

Além do jogo ser recolhido definitivamente das prateleiras de muitas lojas, como a rede Wal-Mart que não comercializa jogos Adults Only, a publicadora do jogo, Take-Two, sofre processos em vários países que julgaram-se ofendidos por ter este mini-game no jogo, e, segundo eles, terem traumatizado seus filhos adolescentes com suas cenas de sexo.

A Take Two respondeu dizendo que o conteúdo polêmico não aparece na versão oficial, e que é preciso fazer o download da modificação na internet. Em uma atualização, cortaram o código do jogo, impossibilitando que a modificação tenha efeito.

[editar]Dublagem

Todo o texto do jogo foi dublado por vários atores e músicos como:

DubladorPersonagem
Young MaylayCarl Johnson
Faizon LoveSean 'Sweet' Johnson
Yolanda WhittakerKendl Johnson
Axl RoseDJ Tommy Smith
MC EithLance 'Ryder' Wilson
Clifton PowellBig Smoke
Ice-TMadd Dogg
Samuel L. JacksonFrank Tenpenny
Chris PennEddie Pulaski
Peter FondaThe Truth
James WoodsMike Toreno

fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/GTA_San_Andreas
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