Qual é o melhor GTA?

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Grand Theft Auto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

(Redirecionado de Gta)
Grand Theft Auto
Grand Theft Auto logo series.svg
Logotipo atual da série Grand Theft Auto.
DesenvolvedoraRockstar Games
Rockstar North
Rockstar Leeds
Rockstar Toronto
EditoraRockstar Games
CriadorDavid Jones, Sam Houser e Dan Houser
Gênero(s)Ação e mundo livre
Primeira versão de lançamentoGrand Theft Auto
Primeira data de lançamentoOutubro de 1997
Última versão de lançamentoGrand Theft Auto: Chinatown Wars
Última data de lançamento17 de março de 2009
Websitehttp://www.rockstargames.com/grandtheftauto

Grand Theft Auto (conhecido também pela abreviatura GTA) é uma série de jogos de computador e videogame criada por David Jones. Os jogos atualmente são criados e desenvolvidos pela Rockstar North, empresa subdisiária da Rockstar Games e distribuidos pela Take-Two Interactive. Os jogos já fizeram muito sucesso e estima-se que já foram vendidas mais de 40 milhões de cópias em todo o mundo.

Índice

[esconder]

[editar]Descrição

Grand Theft Auto é um nome em inglês usado pela polícia cuja a tradução literal é Grande Ladrão de Carros. A jogablidade consiste em uma mistura deação, aventura e direção com alguns elementos de RPG, corrida e um pouco mais raramente, de stealth(um tipo de espionagem). O jogo é considerado um jogo exclusivamente dedicado a adultos, por conter um alto nível de liberdade para o jogador fazer o que quiser (matar, roubar, agredir, entre outras coisas) além de conter um pequeno apelo sexual. O jogador controla um único personagem, que é o protagonista. Esse protagonista precisa realizar missões para os outros personagens do jogo e assim ir ocorrendo os acontecimentos que vão dar o progresso da história.

[editar]Níveis de procurado

A polícia, que está presente em todos os jogos da série, é um dos elementos mais importantes do jogo, pois se o personagem comete algum delito logo eles capturá-lo e até matá-lo. A medida que o jogador usa formas diferentes para escapar e permanece vivo e livre, maior o nível de procurado aumenta, o que leva a mais chances de ser capturado ou morto.

Abaixo os níveis de procurado e os recursos que a polícia usa para tentar capturar e prender o personagem ou em segundo plano, matá-lo. Esses recursos podem variar de um jogo para o outro, mas em geral são parecidos:

  • 1 estrela - Os policias tentam bater no personagem para tentar fazer este cair e capturá-lo, mas não usam armas de fogo. Apenas um veículo policial aparece e com apenas um condutor, que dirige em velocidade razoável.
  • 2 estrelas - Os policiais agora começam a usar pistolas para tentar matar o personagem. Nos veículos, existem dois policiais e são um pouco mais agressivos e tentam bloquear a passagem do carro do personagem para pegá-lo, ou até bater no mesmo para quebrá-lo e deixá-lo menos potente. Também são vistos barcos policiais.
  • 3 estrelas - Os policiais estão em grande número e atiram para matar. Dirigem em máxima velocidade, criam barreiras de carros em principais avenidas e são vistos helicópteros, que também podem atirar no personagem.
  • 4 estrelas - A SWAT tenta capturar o personagem junto com a polícia. A SWAT usa metralhadoras de médio nível e veículos emergenciais grandes. Em Grand Theft Auto IV a polícia é substituida pelo FBI.
  • 5 estrelas - O FBI substitui a polícia e a SWAT, com carros mais potentes e rápidos, com quatro agentes em cada um deles, armados com submetralhadoras. Também é possível encontrar viaturas policiais, mas com menos frequência. Em Grand Theft Auto IV, outro helicóptero aparece para perseguir o jogador.
  • 6 estrelas - Os máximos recursos de captura. O exército substitui o FBI e atiram com metralhadoras de altíssimo nível. Além de carros policiais e militares estarem por toda a parte, em grande quantidade a cada olhar. Também ultilizam tanques de guerrra e os helicópteros atiram com muito mais precisão. Em Grand Theft Auto IV, o exército foi retirado para aumentar a sensação de realidade do jogo. No lugar foi adicionado o "NOOSE" que é uma paródia a NSA e o FIB, que é uma versão do FBI.

[editar]Jogos

EraJogoProdutorasPlataformasLançamento original
PrimeiraGrand Theft AutoDMA Design, Tarantula StudiosDOS, Microsoft Windows, PlayStation, Game Boy ColorOutubro de 1997
Grand Theft Auto: London, 1969DMA Design, Tarantula Studios, Rockstar Canada, RunecraftDOS, PlayStation, Microsoft WindowsAbril de 1999
Grand Theft Auto: London, 1961DMA Design, Tarantula Studios, Rockstar Canada, RunecraftMicrosoft WindowsJulho de 1999
SegundaGrand Theft Auto 2DMA Design, Tarantula StudiosDreamcast, Game Boy Color, PlayStation, Microsoft WindowsOutubro de 1999
TerceiraGrand Theft Auto IIIDMA DesignPlayStation 2, Microsoft Windows, XboxOutubro de 2001
Grand Theft Auto: Vice CityRockstar NorthPlayStation 2, Microsoft Windows, XboxOutubro de 2002
Grand Theft Auto AdvanceDigital EclipseGame Boy AdvanceOutubro de 2004
Grand Theft Auto: San AndreasRockstar NorthPlayStation 2, Microsoft Windows, XboxOutubro de 2004
Grand Theft Auto: Liberty City StoriesRockstar North, Rockstar LeedsPlayStation Portable, PlayStation 2Outubro de 2005
Grand Theft Auto: Vice City StoriesRockstar North, Rockstar LeedsPlayStation Portable, PlayStation 2Outubro de 2006
QuartaGrand Theft Auto IVRockstar North, Rockstar TorontoPlayStation 3, Xbox 360, Microsoft WindowsAbril de 2008
Grand Theft Auto IV: The Lost and DamnedRockstar North, Rockstar TorontoXbox 360Fevereiro de 2009
Grand Theft Auto: Chinatown WarsRockstar North, Rockstar LeedsNintendo DSMarço de 2009
Grand Theft Auto: The Ballad of Gay TonyRockstar NorthXbox 360Agosto de 2009


A série é uma das maiores da história dos videogames, e ao decorrer do tempo, várias mudanças foram feitas, por isso os jogos se dividem em quatro eras.

[editar]Era Grand Theft Auto

O primeiro jogo da série era em 2D, com a vista de cima, os personagens mudavam, era possível roubar qualquer veículo e usar vários tipos de armas. Acontecia nas cidades de Liberty City, Vice City e San Andreas. Foi lançado em 1997 para computador, PlayStation e Game Boy Color. Com o sucesso, a versão para computador teve duas expansões: Grand Theft Auto: London, 1969 e Grand Theft Auto: London, 1961.

Expansão para Grand Theft Auto, em que se adiciona a cidade de Londres, e se passa no ano de 1969. Lançado em 1998 para computador em 1998.

A segundo expansão para Grand Theft Auto, em que se passa no ano de 1961 e se adiciona as cidades de Londres e Manchester.

[editar]Era Grand Theft Auto 2

Baseado na primeira versão, na questão gráfica (vista de cima), o jogo teve várias mudanças significativas quanto aos gráficos e missões.

O jogo era em 2D, mas dessa vez, com detalhes em 3D. o jogador controlava o personagem Claude Speed na cidade de Anywhere City (que significa: "cidade qualquer"). Foi lançado em 1999 para computador,PlayStation, Dreamcast e Game Boy Color.

[editar]Era Grand Theft Auto III

A mais conhecida e popular das eras, e a que teve mais mudanças. O jogador controlava o personagem em uma grande cidade totalmente em 3D, o jogo também ganhou sequencias de vídeo.

O jogador controlava o personagem Claude, em Liberty City, uma cidade inspirada em Nova Iorque, em 2001. Os veículos disponíveis para usar são barco, carro e um avião. O jogo foi lançado em 2001 paracomputador, PlayStation 2 e Xbox.

O jogador controlava o personagem Tommy Vercetti, no ano de 1986, em Vice City, cidade inspirada em Miami. Novos veículos foram adicionados, como motos, barcos, helicópteros e muito mais; além de novasarmas. O jogo foi lançado em 2002 para computador, PlayStation 2 e Xbox.

O jogador controlava o personagem Carl Jonhson, em 1992 no estado fictício de San Andreas, em que destacam-se as cidades de Los Santos (inspirada em Los Angeles), San Fierro (inspirada em San Francisco) eLas Venturas (inspirada em Las Vegas). O jogo ganhou um novo veículo: a bicicleta e foram feitas várias versões hackeadas (Exemplos de Grand Theft Auto: Rio de Janeiro e Grand Theft Auto: Tropa de Elite) noBrasil. O jogo foi lançado em 2004 para computador, PlayStation 2 e Xbox.

[editar]Advance

O único jogo da Era Grand Theft Auto III, que era em 2D, ele se passa em Liberty City, no ano 2000. O jogador controla o personagem Mike. O jogo foi lançado em 2004 para Game Boy Advance.

[editar]Stories

Algumas das versões tem o nome Stories, que significa em inglês, Histórias. Essas versões contam algo que aconteceu nas cidades anos antes da versão que se refere, com protagonistas diferentes.

O jogo se passa em Liberty City, no ano de 1998. O personagem jogável é Toni Cipriani. Foi lançado em 2005 para PlayStation Portable e em 2006 para PlayStation 2.

O jogo se passa em Vice City, no ano de 1984. O pesonagem jogável é Victor Vance. Foi lançado em 2006 para PlayStation Portable e PlayStation 2.

[editar]Era Grand Theft Auto IV

Os gráficos melhoraram muito e grandes mudanças foram feitas, como agora ser possível se esconder atrás de paredes, usando a parede para se defender dos Tiros. Existem no mapa,quando você é procurado pela polícia, a área de procura da policia. Além de vários outros veículos e armas que foram adicionados.

O jogo acontece em Liberty City, totalmente em 3D e quase idêntica a Nova Iorque de verdade. A história se passa em 2007 e o personagem principal é Niko Bellic. O jogo foi lançado em 2008 para PlayStation 3,Xbox 360 e para Windows.

É uma expansão para Grand Theft Auto IV, acontece novamente em Liberty City, protagonizado por Johnny Klebitz. O jogo foi lançado em 2009 somente para Xbox 360, onde pode ser adiquirido na Xbox Live por 1600 pontos.

A segunda expansão para Grand Theft Auto IV, mais uma vez em Liberty City, e protagonizado por Luis Lopez. Do mesmo modo que The Lost and Damned, será lançado em 2009 somente para Xbox 360, através de download.

O jogo acontecerá mais uma vez em Liberty City, no ano de 2009 e protagonizado por Huang Lee. Foi lançado em 2009 somente para Nintendo DS e PlayStation Portable.

[editar]Controvérsias

Por tratar-se de um jogo que explora muito a violência, roubo, homicídio e prostituição a série sempre foi alvo de críticas sensacionalistas contra sua temática, causando processos e protestos contra a criadoraRockstar Games. Várias pessoas assumiram ser contra a venda do jogo e lutam contra a sua distribuição, entre eles estão celebridades e politicos famosos, como o advogado Jack Thompson e as democratasHillary Clinton e Julia Boseman.

Em Grand Theft Auto: Vice City, por exemplo, são retratadas membros de gangues cubanas matando integrantes de gangues haitianas. A situação causou uma enorme controvérsia por parte de grupos dos dois países, que alegaram um enorme desespeito a cultura cubana e haitiana. Jean-Robert Lafortune da coligação haitiana americana se pronunciou negativamente sobre o caso, dizendo o jogo fazia apologia a destruição humana e a destruição entre grupos e etnias. Como resultado, a Rockstar Games retirou a palavra "Haitianos" da legenda de uma das falas do jogo, em que um personagem dizia "Kill the Haitians dickheads".

O caso Hot Coffee foi um dos mais famosos escandalos relacionados a série. Tratava-se de um mini-game de sexo supostamente descoberto por hackers em que o jogador pode "transar" com sua namorada e seu objetivo é conseguir o faze-la chegar ao orgasmo. A empresa alegou que o mini-game tratava-se de um Mod e não fazia parte do jogo original, mas depois de muitos processos e multas o jogo recebeu uma nova classificação da ESRB, passou de M (Mature, 17+), para AO (Adults Only, 18+).

Além de casos dentro do próprio jogo, a série também é acusada por fazer apologia a crimes, o que pode ter resultado em assassinatos cometidos por jogadores fanáticos no estado americano do Alabama e na cidade de Albuquerque. Os casos resultaram na proibição da venda do jogo na rede de supermercados Wal-Mart.

[editar]Modificações

Na série, as modificações só começaram a ser produzidas a partir de Grand Theft Auto: Vice City, mas isso não significa que não existam para os jogos anteriores. Elas consistem em adicionar novas roupas, veículos ou armas disponíveis para o personagem, colocar missões a mais, ou até um personagens a mais. Também existem modificações nos designs do menu, e até conversões totais, que modificam tudo (inclusive o ambiente) no jogo, que podem acabar se afastando demais do padrão.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Create your own banner at mybannermaker.com!

Bem-Vindo

Bem-Vindo ao GTA o melhor jogo do mundo, nesse blog voce vai encontra informações como:história, Quem criou, quando criou, mas também voce vai dicas, o que fazer e também como fazer.

GTA-Contador de pessoas

Comunidade no orkut



Entre em nossa comunidade:GTA melhor jogo do mundo


Seguidores

Buttons

file:///Users/caiogiesteiracardoso/Desktop/mybanner-glitter_5e5cac3b9ae3df4d832aeee06236d6c9.gif